Hoje foi dia de realizar atividades lúdicas e alusivas ao Halloween para decorarmos a sala do CAA. Para sabermos um pouco mais sobre a origem e simbolismo desta tradição, também dedicamos algum tempo à pesquisa de informação sobre esta temática.
A tradição de Halloween terá tido origem nos antigos festivais celtas, chamados Samhaim, que marcavam o fim do verão e início do inverno. Os celtas acreditavam que, no início do inverno, os mortos regressavam para visitar as suas casas e que surgiam assombrações para amaldiçoar os seus animais e as suas colheitas. Os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram utilizados pelos celtas para afastar esses maus espíritos. Embora de origem pagã, o Halloween recebeu esse nome após ser cristianizado pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como véspera do Dia de Todos os Santos.
A celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxónica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, por todo o mundo.