No dia 13 de dezembro, no Ginásio do Agrupamento de Escolas de Vimioso, todos os alunos de 4.º ano, 2.º ciclo, 3.º ciclo e 11.º Ano, puderam viajar pelo espaço, observando constelações, planetas, asteroides, cometas e luas, fazendo observações através do telescópio e aprenderam acerca das descobertas de Galileu, Huygens, Newton e Hubble.
Esta atividade, promovida pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimenteis e dinamizada pelo Planetário Portátil Digital, da universidade do Porto, teve o apoio do projeto Ciência Viva.
O planetário portátil
digital é uma ferramenta pedagógica muito útil na abordagem da Astronomia em
contexto escolar, com sessões preparadas e apresentadas pela equipa do
CAUP/Planetário do Porto e adaptadas ao nível de escolaridade dos alunos, oferecendo
uma viagem inesquecível através do cinema imersivo.
Com filmes educativos projetados em 360º o público ficou rodeado de imagens e sons, proporcionando sensações únicas. Nestes filmes, os nossos alunos puderam olhar para o céu e verificar que, ao longo da noite e ao longo do ano, o céu muda, adquiriram noções de orientação, de identificação da Estrela Polar, pontos cardeais, observaram a rotação aparente da esfera celeste e relacionaram com a rotação da Terra, o dia e a noite, o Sol e a sua importância para a vida na Terra, identificaram os planetas visíveis a olho nu, as constelações do zodíaco e outros corpos do Sistema Solar e perceberam a origem da vida na Terra. Estes foram os temas que entusiasmaram os nossos alunos.