DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO

 

No dia 5 de dezembro de 1980, na Assembleia Geral da ONU, proclamou-se o dia 16 de outubro como Dia Mundial da Alimentação, com o objetivo de enfatizar a importância da alimentação como um direito e um bem fundamental, procurando alertar para as condições da má nutrição e fome que afetam um grande número de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças.

O Agrupamento de Escolas de Vimioso associou-se às comemorações, levando a cabo um conjunto de atividades para assinalar o momento.

A escola foi decorada com um grande cartaz alusivo à data, onde se podia ler informação diversa relativa às regras de uma alimentação saudável.

Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos do 2º e 3º ciclos visualizaram vídeos relativos ao tema e, seguidamente, realizaram uma atividade lúdica digital, onde puderam revelar os seus conhecimentos sobre as normas de uma alimentação saudável.

Durante o lanche da manhã foi distribuída aos alunos e professores, frutas variadas, iogurtes e gelatina. Desde a fruta da época, à fruta exótica, todos puderam experimentar novos sabores.

No 1º ciclo, os alunos foram convidados a trazer frutas variadas e, com a orientação dos respetivos professores, preparam batidos de fruta e gomas saudáveis em formatos variados. Todos os alunos e professores envolvidos gostaram e participaram com grande dinamismo e entusiasmo na atividade que, para além de momentos agradáveis de degustação de produtos saudáveis, resultou na discussão sobre a importância e os benefícios de mantermos uma alimentação saudável.

O Pré-escolar trabalhou o tema “Dia Mundial da alimentação”, durante toda a semana (e não apenas dia 16). Iniciou a semana com a construção da roda dos alimentos em escala real, com a participação dos Encarregados de Educação. Para tal, trouxeram vários alimentos que resultou numa bela e muito completa representação da roda dos alimentos. No dia 16 os alunos distribuíram maçãs, com a mensagem “Uma maça por dia, não sabe o bem que lhe faria”, à comunidade escolar (em particular com os alunos do 1º ano). Durante o resto da semana, as atividades vão continuar nomeadamente com a partilha de um pequeno-almoço saudável em que foram convidados os alunos do 1º ano.

Prof. Carlos Vaz / Margarida Pires