Mensagem do nosso novo Diretor

Mensagem do nosso novo Diretor

No dia 6 de janeiro, tomou posse a nova direção do Agrupamento de Escolas de Vimioso. O novo diretor, o professor Jorge Gonçalves, enviou-nos, gentilmente, a nosso pedido, a seguinte mensagem:

“Agora que assumi o cargo de diretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso, um agrupamento pequeno, em tamanho, mas grande em espírito e ambição, dirijo umas palavras aos leitores do nosso jornal escolar.

A educação escolar não é apenas uma etapa na vida de nossos jovens; é a base que sustenta uma sociedade mais justa, solidária e progressista. Aqui, não formamos apenas alunos; formamos cidadãos. Cidadãos responsáveis, conscientes, livres e preparados para contribuir para um mundo mais humano, inclusivo e inovador.

Segundo um provérbio africano “Para educar uma criança é preciso uma aldeia”, ora aceitando a veracidade e acuidade deste provérbio, reconheço que o contributo de todos os elementos da comunidade educativa é condição si ne qua non para que a escola possa cumprir com sucesso pleno a sua missão. Neste sentido, destaco, por um lado, o tríptico alunos – professores – assistentes. Com os seus papéis específicos, são os elementos que sustentam a escola. Por outro lado, é imperioso reconhecer o papel insubstituível dos pais e encarregados de educação. São estes os primeiros professores, os primeiros exemplos de vida, e é imprescindível o seu contributo para que se cumpra a missão da escola: o sucesso pleno dos alunos. É também justo evocar o contributo dos diferentes organismos e instituições que integram a comunidade educativa e que se afirmam como coadjuvantes na missão da escola.

A minha visão enquanto diretor é clara: "Valorizar todos os alunos e a todos proporcionar os meios e as oportunidades para se desenvolverem plenamente, valorizando o esforço, o mérito e o humanismo." Esta visão reflete a crença de que cada aluno é único e merece a oportunidade de brilhar. Seja no domínio das ciências, das artes, do desporto ou de qualquer outra área, todos os talentos e interesses devem ser acolhidos, desenvolvidos e celebrados.

Esta visão é enquadrada por valores que vão da cidadania responsável e solidária à inclusão, passando pela liberdade, a inovação e criatividade e, sobretudo o humanismo, porque o fundamental é colocar sempre a dignidade humana no centro de todas as decisões e ações.

São estes os valores e a visão que proponho para o NOSSO agrupamento. Com o contributo, esforço e dedicação de todos, seguramente, construiremos uma escola onde o conhecimento é cultivado, os talentos florescem, e os sonhos de nossos alunos encontram o espaço para se tornarem realidade.

Finalmente, queria, por um lado, destacar o excelente trabalho desenvolvido pela professora Ana Paula, pelo professor Licínio, pela professora Ana Lúcia, pela professora Elisa e pela professora Elisabete. A dedicação que demonstraram à escola, bem como o empenho e esforço que colocaram no trabalho desenvolvido são demonstrações claras do seu compromisso e dedicação a este Agrupamento.

Por outro lado, agradecer desde já ao professor Francisco Gonçalves, à professora Elisa, ao professor António e à professora Elisabete por terem aceitado integrar a nova equipa da direção. Para construir uma escola cada vez mais inclusiva, inovadora e inspirados, enfrentaremos as exigências juntos e com coragem, pois já diziam os latinos fortis fortuna adiuvat."

O Jornal Escolar, a Mensagem, deseja muito sucesso a nova direção e agradece as palavras que o nosso Diretor nos dirigiu.