Os docentes de Educação
Visual (Francisco Veiga) e Educação Especial (Francisco Gonçalves) uniram
esforços para proporcionar a dois alunos com necessidades educativas especiais
um momento em que foi possível promover a interação social e o desenvolvimento
de competências motoras através da arte.
Esta série de atividades
artísticas, onde os alunos foram incentivados a expressar as suas emoções e
ideias por meio do desenho e pintura. Um momento que permitiu que os alunos se
conectassem de forma mais significativa, compartilhando experiências e
aprendendo a trabalhar em equipa, onde em simultâneo se estimulou a
criatividade.
Os professores observaram
um progresso notável na relação e comunicação entre os alunos envolvidos.
Através da arte, e pela
necessidade da partilha, apesar das suas limitações, eles foram estimulados a
trabalhar e comunicar.
Uma experiência que
reforçou a importância da inclusão e da colaboração. que se espera repetir com
mais frequência. Os sorrisos e a satisfação dos alunos foram o maior
reconhecimento do sucesso da atividade.
Este trabalho conjunto
entre os professores com os alunos, mostrou que através da arte, é possível
construir pontes, promover o respeito e a empatia, além de desenvolver
competências essenciais.