Voz dos Alunos@DGE

 

Em que consiste a “Voz dos Alunos@DGE? Consubstancia-se num conjunto de iniciativas desenvolvidas com e pelas escolas que promovem tempos e espaços para que os alunos exerçam a sua cidadania plena, ativa e criativa, participando na dinâmica da escola.

Ao dar “Voz aos Alunos" pretende-se que estes analisem e questionem criticamente a realidade; avaliem e selecionem informação; formulem hipóteses; apresentem decisões fundamentadas no seu dia a dia, através da livre exposição de ideias e debate de opiniões; participem ativamente no projeto educativo da escola e em outros momentos do quotidiano escolar.

No dia 11 de março, a Cátia Vaz, o Martim Esteves e o Gabriel Nóvoa, em representação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso, participaram na sessão nacional “Voz dos Alunos@DGE”, perante uma equipa técnica do Ministério da Educação, presidida pelo Dr. José Carlos Sousa (Diretor de Serviços dos Projetos Educativos). Nesta sessão, para além da nossa escola, participaram mais três escolas: Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães; Escola Básica São Vicente, Vila do Bispo; Escola Básica Professor Paula Nogueira, Olhão.

A Cátia, o Martim e o Gabriel representaram com excelência o nosso Agrupamento de Escolas, debatendo temáticas como Interculturalidade, Sustentabilidade e Bullying.

Ouvidos os alunos sobre esta experiência, o Gabriel Nóvoa referiu que “foi uma experiência inesquecível, aprendi várias coisas e descobri a realidade de outras escolas. Gostaria que se voltasse a repetir, pois foi uma experiência que vai ficar para sempre”.

A Cátia Vaz salientou a importância do tema que abordou, o Bullying, “um tema de elevada importância, do qual eu adorei falar. Foi uma experiência incrível, que eu espero voltar a viver”.

O Martim Esteves também se mostrou agradado com a experiência. “ A experiência foi bastante agradável. Foi um momento muito especial para mim. É uma honra poder representar a minha escola que eu frequento desde os 3 anos.  Adorei todos estes momentos e espero que para o ano se repita”.

Com estas e outras iniciativas, os alunos vão contribuir, cada vez mais, para melhorar a qualidade da vida escolar.