Assembleia Municipal Jovem

 

No dia 4 de junho, realizou-se a primeira Assembleia Municipal Jovem, fruto de uma articulação entre o Agrupamento de Escolas de Vimioso, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Município.

Esta experiência que os alunos do 3° ciclo puderam vivenciar, revelou-se extremamente positiva, proporcionou aos estudantes uma imersão no funcionamento da democracia e na importância da participação ativa na vida política e cívica da sua comunidade.

O envolvimento dos alunos com a Assembleia Municipal permitiu-lhes observar de perto os processos que moldam as decisões locais, desmistificando os bastidores do poder autárquico.

Os jovens puderam perceber como são tomadas as decisões que afetam o seu dia a dia e, de forma prática, compreender a importância da sua voz na construção de uma sociedade mais justa e participativa.

Durante a sessão, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os autarcas, fazer propostas, perguntas e perceber a complexidade dos desafios enfrentados pelo município. Além disso, o evento promoveu valores cívicos essenciais, como o respeito pelo processo democrático, a importância do debate de ideias e a valorização do voto consciente.

A atividade não só fortaleceu o entendimento dos alunos sobre a democracia, mas também os motivou a refletir sobre o seu papel enquanto cidadãos. Muitos expressaram o desejo de continuar a participar em futuras iniciativas deste género, reconhecendo a importância de se envolver ativamente nas decisões que afetam a sua comunidade e o seu futuro.

A experiência foi tão bem-sucedida que se espera poder alargar a participação dos alunos a outros níveis de ensino, proporcionando a todos os estudantes uma formação cívica mais aprofundada e uma maior consciência do funcionamento das instituições democráticas.

Esta iniciativa demonstra, uma vez mais, o empenho do Agrupamento de Escolas de Vimioso em promover o desenvolvimento integral dos seus alunos, não só no plano académico, mas também no campo da cidadania, que faz parte do currículo escolar, preparando-os para se tornarem cidadãos críticos, informados e participativos. 

A colaboração entre a escola, a CPCJ e o município é um exemplo de como as instituições locais podem trabalhar em conjunto para enriquecer a educação e promover valores essenciais para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

Com o sucesso desta primeira edição, é de esperar que este tipo de atividades se tornem cada vez mais comuns, dando aos alunos a oportunidade de vivenciar a democracia de forma direta e de se sentirem parte ativa da sua comunidade.