Ao
longo do ano letivo, o projeto de Artes do CAA constituiu uma valiosa
ferramenta de expressão criativa para os alunos da educação inclusiva do 1.º
ciclo. Integrado numa abordagem pedagógica diferenciadora, este projeto
procurou promover o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas,
respeitando os ritmos individuais e valorizando as potencialidades de cada
criança.
Através de atividades regulares, os alunos exploraram diversas
linguagens visuais – desenho, pintura, colagem e modelagem –, num ambiente
estimulante e seguro. As propostas artísticas foram adaptadas às capacidades
motoras e cognitivas dos participantes, fomentando a autonomia, a coordenação
motora fina e a autoestima.
Mais do que os produtos finais, o foco esteve no processo
criativo: no prazer de experimentar, no gosto pela descoberta e no reforço
positivo das conquistas. O trabalho colaborativo e o diálogo entre pares também
foram incentivados, promovendo a socialização e o sentido de pertença.
O projeto revelou-se uma experiência enriquecedora, quer para os
alunos, quer para os professores envolvidos, reforçando o papel das artes como
veículo de inclusão, comunicação e desenvolvimento global.